Em relação a essa rejeição, a possível causa está na falta de vinculação do certificado digital ao usuário que está realizando o envio da requisição ou na não utilização de HTTPS. Para resolver essa situação, é necessário realizar a renovação do certificado tanto na Prefeitura quanto em nossa plataforma.
A renovação do certificado no SmartComex pode ser feita seguindo este guia.
Após atualizar o certificado no SmartComex, é imprescindível também renová-lo na Prefeitura. No caso da Prefeitura de Curitiba, é obrigatório que o contribuinte associe seu certificado digital ao seu login diretamente no portal da prefeitura.
Disponibilizamos abaixo o passo a passo para realizar esse procedimento no site da prefeitura:
-
Acesse: https://isscuritiba.curitiba.pr.gov.br/iss/Principal/frmVincularCertificadoDigital.aspx.
-
Faça o login no portal da prefeitura utilizando seu usuário e senha ou o próprio certificado digital.
-
Navegue até Contribuinte → NFS-e → Vincular certificado digital.
-
O sistema irá perguntar se deseja vincular o certificado ao seu login. Confirme clicando em Sim.
-
Se o procedimento for bem-sucedido, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação.
Após isso, acesse novamente: https://isscuritiba.curitiba.pr.gov.br/iss e tente fazer o login utilizando a opção Logar com certificado. Se o acesso for realizado com sucesso, significa que seu certificado foi corretamente vinculado e você já pode emitir NFS-e normalmente.
👉 DICA: Caso o certificado anterior ainda esteja salvo no seu computador, recomenda-se removê-lo, mantendo apenas o novo certificado instalado na máquina, evitando possíveis conflitos.