Pergunta
Ao tentar vincular um MAWB no CCTA, você percebeu que ele não aparece vinculado no Portal Único? Vamos entender o motivo e como solucioná-lo.
Resposta
A causa mais comum é a divergência entre os dados do Master fornecidos pela Companhia Aérea e os que você informou no SmartComex.
Soluções Sugeridas:
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Verifique os dados junto à Cia Aérea: Antes de mais nada, confirme o número do Master e sua data de emissão com a Companhia Aérea.
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Recrie a Vinculação: Se você enviou o arquivo XFHL como "Não Vigente" e percebeu uma divergência com os dados da Cia Aérea, a retificação não será possível. Exclua e crie novamente com a data de emissão correta. Essa data deve ser a mesma que está no site do Portal Único (PU).
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Certifique-se do Envio Correto: A garantia de que o SmartComex enviou seu arquivo para o PU é o "Protocol Number". Ele indica que o arquivo foi enviado e processado pela Receita Federal. Com este número em mãos, você pode buscar suporte na COANA - Coordenação-Geral de Administração Aduaneira - para identificar o problema.
Problemas Comuns
Geralmente, o problema surge quando as informações são enviadas antes da Cia Aérea enviar o arquivo do Master (Arquivo XFFM). Se as datas no arquivo de Vinculação (XFHL) estiverem diferentes daquelas fornecidas pelo Master, a vinculação não ocorrerá no PU, pois a mesma se baseia no número do Master e na Data do Processo.
Se você enviou o Master como Não Vigente e enfrenta este problema, seu processo pode ter caído num "limbo". Uma tentativa seria realização as ações a seguir exatamente nesta ordem:
- Excluir a Vinculação;
- Ajustar os dados acima; e
- Criar uma nova vinculação.
No entanto, em muitos casos, isso não resolve. A solução pode requerer a intervenção manual da COANA.
Como Entrar em Contato com a COANA
Caso necessite de suporte adicional, você pode contatar a COANA através dos seguintes meios:
RFOC-Divisão de Despacho de Importação-Coana-DF-RFB-CxCorp
E-mail: diimp.coana.df@rfb.gov.br