Referente a essa rejeição a possível causa é a não vinculação do certificado com o usuário que está enviando a requisição ou a não utilização de HTTPS, porém, para corrigi-lo é importante renovar o certificado na Prefeitura e em nossa plataforma.
Para renovar o certificado no SmartComex basta acessar:
https://app.smartcomex.io/settings#office#nfe
Após a renovação do certificado no SmartComex é necessário renova-lo também na prefeitura, a prefeitura de Curitiba exige que o contribuinte associe seu certificado digital ao seu login no próprio site da prefeitura.
Abaixo disponibilizamos o passo a passo de como fazer o procedimento dentro da prefeitura:
- Acesse: https://isscuritiba.curitiba.pr.gov.br/iss/Principal/frmVincularCertificadoDigital.aspx
- Você precisará autenticar-se no site da prefeitura com seu login/senha ou certificado digital
- Em seguida, clique em Contribuinte >> NFS-e >> Vincular Certificado Digital
- O sistema irá perguntar se você deseja vincular o certificado ao seu login, clique em Sim.
- Caso tenha vinculado o certificado com sucesso, aparecerá uma mensagem de confirmação.
- O sistema irá perguntar se você deseja vincular o certificado ao seu login, clique em Sim. Caso tenha vinculado o certificado com sucesso, aparecerá uma mensagem de confirmação.
- Entre novamente em https://isscuritiba.curitiba.pr.gov.br/iss
- Tente fazer o login utilizando o botão Logar com certificado
- Se você conseguir, seu certificado foi vinculado com sucesso e você já está pronto para emitir NFS-e através do SmartComex